SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA NO CAMPUS ARARANGUÁ AOS ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO

23/04/2015 08:51

Dentre as atividades do Programa Institucional de Apoio Pedagógico estão o apoio as disciplinas básicas da graduação que possuem historicamente altos índices de reprovação.

Neste semestre, o Campus Araranguá além de contar com tutores para as aulas de Química, Física, Cálculo, Bioquímica e Leitura e Produção Textual, também terá o Apoio de Orientação Pedagógica e Educacional para os alunos com dificuldades de organizar seus estudos e até mesmo de gerir o tempo disponível já que na graduação o volume de trabalho escolar é muito superior ao Ensino Médio.

Segundo Coulon (2008)[1] ingressar na universidade é entrar em relação com um mundo novo que o estudante deverá aprender para se tornar parte dele, para então conseguir permanecer nele. Mais precisamente, o estudante irá se deparar com professores novos, organização de horários diferentes, possivelmente com colegas novos em um curso de graduação específico.

1.1 Algumas das ações mais específicas do Orientador Pedagógico serão:

– Auxiliar na organização dos estudos das disciplinas;

– Gerir o tempo disponível para estudos;

– Oferecer técnicas de estudo e leitura;

– Ajudar o estudante no desenvolvimento de sua aprendizagem.

1.2 Procedimentos para conversa com o Orientador Pedagógico no ano de 2015:

A orientação pedagógica deverá ser previamente agendada pelos interessados na secretaria acadêmica em formulário disponível preenchendo nome e assunto a tratar. Os horários disponíveis para conversa com o orientador são:

Dia da semana Horário a ser agendado de 1h Local: 3º piso do Bloco B
Segunda 16h às 17h 17h às 18h 18h às 19h Sala 312
Quarta 18h:30min às 19h:30min 19h:30min às 20h:30min 20h:30min às 21h:30min Sala 310
Quinta 10h às 11h 11h às 12h 12h às 13h Sala 310

Somente será atendido quem tiver agendado um horário antes.

Quaisquer dúvidas, enviar email para juliana.pires @ ufsc.br

[1] COULON, Alain. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Tradução de Georgina Gonçalves dos Santos, Sônia Maria Rocha Sampaio. Salvador: EDUFBA, 2008.