Trancamento de Matrícula

O aluno poderá interromper seus estudos, junto ao Setor de Apoio ao Estudante (SAE) enviando e-mail para apoioaoestudante.ara@contato.ufsc.br. Após entrevista anexar a certidão de quitação de débitos com o restaurante universitário (retirada no mesmo setor)  e com a biblioteca (retirada na BU ou pelo link https://pergamum.ufsc.br/pergamum/biblioteca/index.php) O prazo para trancamento é sempre 45 dias após o início das aulas.

No semestre de ingresso ou reingresso dos alunos nos cursos de graduação, a matrícula NÃO pode ser trancada.

Para solicitar trancamento de matrícula devo fazer o pedido de matrícula antes?

Não há necessidade de solicitar matrícula para efetuar o trancamento.

Por quanto tempo a matrícula pode estar trancada?

O prazo máximo de trancamento é de 4 semestres. Mas o aluno pode optar por trancar apenas 1, 2, 3 ou os 4 semestres.

Como devo proceder para “destrancar” a matrícula?

O destrancamento é automaticamente realizado pelo ‘Sistema de Controle Acadêmico da Graduação (CAGR)’ para os alunos com prazo de retorno no semestre de matrícula. Caso o prazo de retorno seja superior e você deseja antecipar seu retorno, dirija-se a coordenação do seu curso na época da matrícula para requerer destrancamento.

Se eu não renovar a matrícula no semestre de retorno?

A não efetivação da matrícula para os alunos com retorno no semestre solicitado implicará em abandono do curso.

Os períodos de trancamento de matrícula não serão computados para efeito de contagem de tempo de integralização curricular.(Art.58.§ 3º)

Para acessar o requerimento de trancamento e demais requerimentos clique aqui.

Para acessar o Fluxograma completo com o passo a passo clique aqui.